Carvão Vegetal

- Serraria MGO

O que é carvão vegetal.

Carvão vegetal é uma fonte energética que, apesar da consciência ambiental, ainda hoje é utilizado na produção industrial. Carvão vegetal é um elemento obtido a partir da queima de madeira, sua utilização é comum como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões. Essa substância possui propriedade fototerápica, o carvão com finalidade medicinal é o carvão ativado oriundo de madeiras específicas e com aspecto mole e não resinosa, é retirado de partes lenhosas, cascas e serragens, devido a essas características possuem um elevado potencial absorvente.

A utilização do carvão vegetal não é algo novo, no Egito Antigo já era usado na filtragem de óleos e também no tratamento de doenças. Há registros de que os índios brasileiros utilizavam essa substância na mistura com gorduras de animais para o tratamento de tumores e úlceras. Pesquisas constataram em pacientes que se encontravam com desconforto abdominal que a partir do tratamento com carvão ativado houve uma redução na produção de gases intestinais, além disso, é um grande condutor de oxigênio que possui um elevado potencial para eliminar toxinas.

O carvão tem uma ação muito rápida no organismo e é por isso que seu uso é difundido no tratamento de envenenamento, também indicado no tratamento de males do estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais, diarréias infecciosas, disenteria hepática e intoxicações.

Biomassa


A Biomassa é a matéria orgânica , que pode ser utilizada na produção de energia. Nem toda a produção primária...

Saiba mais

Madeira de Reflorestamento

Está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos...

Saiba mais

Pallet de madeira


De que são feitos os pallets de madeira? A maioria dos paletes foram fabricados com madeiras de...

Saiba mais

De onde vem o carvão vegetal

O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra. No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas. O carvão também é usado na medicina, nesse caso chamado de carvão ativado oriundo de determinadas madeiras de aspecto mole e não resinosas. Essa substância tem sido utilizada desde a Antiguidade, na civilização egípcia tinha seu uso difundido na purificação de óleos e uso medicinal. Na Segunda Guerra serviu para a retirada de gases tóxicos a partir de sua elevada capacidade de absorver impurezas sem alterar sua estrutura, em razão de sua composição porosa. No Brasil há relatos de uso de carvão vegetal por parte dos índios, esses realizavam a mistura da substância com gorduras de animais com finalidade de combater doenças como tumores e úlceras.
fonte: Brasil escola

Vantagens

Além ser uma alternativa para se obter energia e beneficiar alguns setores, como o comércio e indústria, o carvão vegetal também pode ser utilizado na medicina natural. Nesse caso, são usadas madeiras específicas de aspecto mole, não resinosas de angiospermas (tipo de árvore), e que são obtidas por combustão incompleta, para garantir a capacidade adsorvente. Utilizado geralmente sob a forma de cápsulas, o carvão vegetal ativado é indicado para combater dores no estômago, diarreias infecciosas, disenteria hepática, intoxicação, mau hálito e aftas.

De uma conferida em nossos produtos, trabalhamos com venda de biomassa, carvão e pallet.