- Serraria MGO
A Biomassa é a matéria orgânica , que pode ser utilizada na produção de energia. Nem toda a produção primária do planeta passa a incrementar a biomassa vegetal, pois parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema na sua própria manutenção.
As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
Os tipos de biomassa mais utilizados são: a lenha (já representou 40% da produção energética primária no Brasil), o bagaço da cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão, etc. A biomassa também é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodiesel.
A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO² na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO² nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa, desde que não seja de forma predatória, não altera a composição da atmosfera.
A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria automobilística.
Embora a utilização de biomassa como fonte de energia traga vantagens fantásticas, é importante ressaltar que se deve ter um amplo controle sobre as áreas desmatadas. Um exemplo disso foi a expansão da indústria de álcool no Brasil, onde várias florestas foram desmatadas para dar lugar a plantações de cana-de-açúcar. Por isso a preocupação ambiental, mais do que nunca, deve ser prioridade na utilização da biomassa.
Carvão vegetal é uma fonte energética que, apesar da consciência ambiental, ainda hoje é utilizado na...
Saiba maisEstá ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos...
Saiba maisDe que são feitos os pallets de madeira? A maioria dos paletes foram fabricados com madeiras de...
Saiba maisEntre os pallets de madeira existe um tipo que é mais comum, o palete euro. Sua criação se deu na Europa e a partir de lá partiu para todo o mundo em especial para os países ocidentais incluindo o Brasil. Aqui eles são muitas populares principalmente pelo fato de apresentar um formato e tamanho padrão. A variedade que este tipo de palet apresenta é tão apreciada que no fim dos anos 80 as empresas tomaram uma decisão: criar um modelo brasileiro tendo como base o palete euro. A partir desta ideia o palete PBR surgiu. O palete PBR tem um padrão brasileiro de tamanho e formato. Esse é um dos tipos de palete de madeira que mais é utilizado no Brasil desde que foi criado.
Os pallets de madeira apresentam algumas vantagens:
- A mão de obra tem custo reduzido;
- É bem mais rápido de estocar e movimentar as cargas;
- Diminiu o custo com manutenção do inventário;
- Racionaliza o espaço de armazenagem;
- Reduz os acidentes pessoais;
- Diminui os danos causados aos produtos e às operações de movimentação;
- Aproveita melhor os equipamentos de movimentação;
- Uniformiza o local de estocagem.
De uma conferida em nossos produtos, trabalhamos com venda de biomassa, carvão e pallet.